A chegada da República foi um aconteci-
mento de extraordinária importância .
A sociedade portuguesa estava farta de aturar as caturrices de uma
Monarquia gasta e velha, habituada a todo o tipo de desmandos, so-
frendo na pele, a prepotência e os caprichos das classes dominantes,
de cariz folclórico e arcaico .
Por seu lado, os ideais republicanos tinham-se instalado gradualmen.
te, sobretudo nos meios urbanos, tendo do seu lado organizações de
carácter revolucionário, como a Maçonaria e a Carbonária .
Talvez por isso a Monarquia tenha sido facil-
mente derrubada coum simples sopro .
A ditadura de João Franco tinha-se tentado firmar contra a vontade
popular, cada vez mais explorada .
Estavam pois criadas para o derrube do Antigo Regime .
O assassinato do Rei D. Carlos e do Príncipe Herdeiro, deram a macha-
dada final no regime monárquico .
.
Mostrar mensagens com a etiqueta ambiente. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ambiente. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 19 de abril de 2017
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
The girl who silenced the world for 5 minutes
Reflexão para agora e sempre...
.
.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Home
Home é um filme-documentário que estreia hoje em mais de 50 países. Em Portugal dá às 20:30 na RTP2. É lançado neste 5 de Junho, em televisão, cinema, DVD e internet.
A não perder.
Sites: Site oficial, Facebook, Canal Youtube
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Refugiados ambientais
Preocupante a estimativa feita pela Comissão Europeia apresentada hoje no DN de que existem já cerca de 25 milhões de pessoas deslocadas devido a problemas ambientais, número que deverá subir a 200 milhões em 2050.Não será altura de TODOS deixarmos de pôr a cabeça na areia e LEVARMOS os nossos governos a nos OBRIGAREM a mudar de estilo de vida ? (ainda hesitei sobre a ordem do LEVAR e OBRIGAR)
Não será demais lembrar, entre outros, o nº 1 do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem:
Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.
Aproveitem o dia e voltem a lê-la. Faz sempre bem especialmente em períodos conturbados em que a prioridade é assegurar o NOSSO bem estar.
E lembrem-se, foi assinada há já 60 anos...
Subscrever:
Mensagens (Atom)