quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Retomando o PASSADO - 22 - UM REAL FRETE.

Nota
Estamos já a começar a comemorar o 5 de Outubro de 1910.
Vai ser uma barrigada de cerimónias e paleios, para todos os
gostos e feitios.
Como o Mário Garcia salienta, no interessante post, publicado
no Blog TONIBLER, em 6 de Fevereiro, de 2006, convém
lembrar que houve também heróis e mártires do lado revo-
lucionário, que se sacrificaram pela causa da REPÚBLICA, e que
ficaram practicamente esquecidos nas malhas da HISTÓRIA.

.
Um Real Frete


A Câmara Municipal de Lisboa decidiu evocar os 98 anos passados sobre a trágica data (1908) do duplo regicídio que vitimou mortalmente o rei D. Carlos I e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, através do descerramento de uma lápide evocativa junto ao local do acontecimento - o Terreiro do Paço, na esquina para a entrada da Rua do Arsenal, regicídio do Rei D. Carlos I e do Príncipe D. Luís Filipe.
.
António Carmona Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, depois de referir que o momento que se assinalava “teríamos certamente preferido evitá-lo” e de ressalvar que, na ocasião, não estava em causa “um confronto de valores entre monárquicos e republicanos”.
.
Mas o problema é que, pela forma como Carmona Rodrigues prestou vassalagem ao rei e à causa monárquica, provocou o "confronto de valores entre monárquicos e republicanos".
.



O Regicídio aconteceu numa altura em que vigorava a ditadura de João Franco, com o Parlamento de então dissolvido e as principais figuras do Partido Republicano presas ou perseguidas.
.
Qualquer Republicano menos condescendente poderá lembrar que, nesta mesma data,perderam a vida também nesse acontecimento, Manuel Buiça e Alfredo Costa, os carbonários autores do atentado. Sacrificaram a vida em nome duma causa: a República.
Competirá à Câmara Municipal de Lisboa e ao seu Presidente ajuizar sobre os mártires da nossa história?
.
Etiquetas:
posted by Mario Garcia @ 12:56 AM >Comentários 4
.