domingo, 2 de novembro de 2008

ESTUPIDO FASCISMO

O fascismo foi de facto, uma época da nossa história, muito estúpida, mas também muito trágica. O regime salazarista foi uma espécie de televisão a preto e branco, com muito poucas tonalidades de cinzentos e com ausência de quaisquer côres.
A primeira vez que me foi permitido entrever a côr, as côres, o arco-iris, avida a sério, foi quando fui a França, em 1972, estagiar durante dois meses, percorrendo vários pontos do país. E para mim foi o deslumbramento.
Nos anos 60 contava-se uma pequena anedota que ilustrava o clima que se vivia à época.

Estavam dois tipos sentados a tomar a bica.
Dizia um: Então, já sabes as novidades do nosso país ?
Ao que o outro retorquia :Ainda não, é que não tive tempo de ler os jornais estrangeiros.

Era assim Portugal, onde parece que havia caído um denso nevoeiro, que não nos deixava enxergar um pouco mais longe. A censura tudo escondia, até as coisas mais idiotas, ridículas e grotescas. A estupidez era tanta que, quando a Seara Nova, revista ligada à oposição democrática, começou a publicar extractos dos discursos do Américo Thomaz, último PR antes do 25 deAbril, a censura pura e simplesmente proíbiu esses textos.
Assim eu atravessei várias décadas. As décadas de 40 e 50, as da inocência e da ignorância. Os anos 60 e princípios dos anos 70, foram os tempos de chumbo do medo e da revolta. Finalmente, surgiu a luz ao fim do túnel, a alvorada luminosa que nos devolveu a Liberdade:
O 25 de ABRIL.

.

Sem comentários: