Francisco Louçã, mais uma vez, não percebe ou não quer perceber que há uma diferença em ajudar os "pobre e desprotegidos" e permitir a criminosos que destruam propriedade privada e ataquem polícias que estão no cumprimento do seu dever. Há uma certa esquerda que não consegue, definitivamente, conviver com autoridade e que prefere acusar todos aqueles que defende o estado de direito desculpando os delinquentes que provocam os desacatos (escrevo desacatos para ser simpático) no bairro da Bela Vista.
Seria bom ouvir (ou, neste caso, ler) algo mais que o velho chavão de uma certa esquerda sobre as políticas para ajudar os coitadinhos. Num caso como o que está a ocorrer, o que é que um Governo BE faria? Pedia desculpa, a quem anda a roubar, pela acção das forças de segurança? Abria um inquérito ao trabalho da polícia? Demitia o Ministro da Administração Interna por responsabilidade política sobre o caso? Demitia-se por não ter conseguido encontrar uma política que ajudasse os "pobres e desprotegidos"?
Uma vez mais, o facto do Bloco de Esquerda se recusar a fazer parte da solução (ou seja, ser considerado como opção para parceiro de governo) torna-o parte do problema. Dá cobertura política a casos destes. Nada de novo, portanto…
P.S. - Também publicado no Eleições 2009 do Público e na Loja de Ideias.