NOTA
No seguimento dos trabalhos da 1ª participação de Portugal
no Parlamento Europeu dos Jovens, a cargo de alunos do Co-
légio Moderno, de Lisboa, o Jornal UNIVERSUS conversou
com os jovens parlamentares, sobre os principais temas pro-
postos (Abril de1988).
O Mário Garcia foi escolhido para apresentar as ideias acerca
das temáticas no âmbito da Economia e das Finanças, lideran-
do a Comissão Económica, Financeira e Industrial.
Transcreve-se o teor da sua participação na aludida entrevista.
As despesas
Mário Garcia (Comissão Económica, Monetária e Industrial):
A minha comissão estava destinada a abordar a ordem monetária, o futuro papel do ECU e o problema dos recursos próprios do orçamento.
Afinal o segundo ponto já tinha sido ultrapassado na última cimeira dos chefes de Estado e o debate foi dirigido apenas para o ECU.
Eu, em nome de Portugal, apareci lá com uma proposta que se destinava a canalizar a atenção para o problema das verbas, do orçamento para alterar a actual constituição das despesas. No fundo é uma preocupação que o Parlamento Europeu revela com vista a proporcionar um desenvolvimento regional mais acelerado que permita ultrapassar todos os contrastes regionais que existem entre o Norte e o Sul. A ideia base era conseguir uma União Económica para possibilitar uma União Monetária e só a partir daí caminhar em direcção à Moeda.
Jornal Universus:
O problema é o da Europa Política caminhar ao lado da Europa Económica, como não se conseguem acordos políticos também não se conseguem acordos económicos...
Mário Garcia:
Não é a ideia da Europa que está em causa, mas o dinheiro que nós podemos "tirar" de lá.
Esta ideia, em princípio, está errada... e há outros problemas, como por exemplo a melhor utilização desse dinheiro cá em Portugal, porque as verbas que nós conseguimos até hoje da CEE não foram aproveitadas por falta de apresentação de projectos, por não haver coordenação interna.
Como membro desta Comissão gostaria de ver o aumento das despesas do orçamento e a participação de Portugal no Sistema Monetário Europeu.
.