sexta-feira, 17 de agosto de 2012

AS FÉRIAS .

E assim se passaram as férias .
Sempre com muito trabalho.

As minhas férias resumiam-se, grande parte da minha vida,
à ausência das aulas .
Porque a malandragem durava todo o ano .
Nunca levei a vida muito a sério,
a não ser quando era preciso .

Ensinaram-me a trabalhar para ganhar a vida, a minha e a
dos meus .

Sempre tive medo de gastar dinheiro, fosse com o que fosse .
Sovina, mão de vaca, agarrado.
Que nada...

A riqueza é outra coisa .
É assobiar o dia inteiro .
Dizer palavrões, para irritar os outros .
Seguir sempre o caminho errado .
E recomeçar de novo,
outra e outra vez.

É fazer bonecos à toa,
inventar coisas,
passear ao acaso,
sorver o sorriso das pessoas,
falar com as plantas,
brincar com as crianças,
rir de mim próprio,
porque conheço bem os meus pontos fracos,
rir dos outros,
porque lhes adivinho as suas fraquezas .

Por vezes,
a vida troca-nos as voltas,
prega-nos grandes partidas .
Perdemos o norte .
Ficamos à deriva ,
sem atinar em nada .

Então,
temos que fingir,
que a vida continua,
embora na verdade, um enorme pedaço de nós
tenha mudado de órbita, para sempre .
.