quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O ECLIPSE DA FRANÇA .

Fui criado na vivência os ideais republicanos que 
resultaram da Revolução Francesa :

 Liberdade  
 Igualdade
 Fraternidade .

Desde muito novo que me tornei mais ou menos 
amigo da francofonia,
De tal modo que fiz do Francês a minha 2ª língua, e 
por isso, ia ficando a par do que se passava no País 
das Luzes .

Contudo, à medida que ia melhorando o meu conhe-
cimento da pátria de Voltaire e e Romain Rolland,  
descobriria coisas que me iriam chocar muito .

O Affaire Dreyfus e o célebre Manifesto J`Accuse,
de Emile Zola,  foi talvez o primeiro episódio em que
o meu amor pela França vacilou .
Uma história repugnante, que acusava, com total ligei-
reza, um importante militar francês  de traição, por ser 
de ascendência judaica .
Estava-se no inicio o Séc. XX, e a França ficou irreme-
diávelmente  aturdida e dividida .

De miúdo que lia o Cavaleiro Andante, revista para jo-
vens, e aquelas aventuras eram vividas e absorvidas com
sofreguidão .
Uma delas era o Beau Geste, uma saga dos soldados da 
Legião Estrangeira no Saara, com capítulos arrepiantes,
de heróis que patrulhavam as dunas do deserto, em de-
fesa da França .

Quando cresci mais um pouco, confrontei-me com episó-
dios sangrentos, em que se revivia, com cores carregadas,
o tardio e cruel colonialismo francês .

Assisti de longe, já universitário, aos horrores da Guerra
da Argélia, que opunha os revolucionários argelinos, lide-
rados por Ben Bella, de um lado, e do outro, os torcionários
da OAS, defensores intransigentes de uma Argélia France
sa .
Foi uma guerra cruenta, autêntica guerra civil, que rapida-
mente se estendeu a todo o território francês .

Foi De Gaulle que conseguiu acabar com o conflito, com
o castigo exemplar dos generais revoltosos, tendo-se pro-
duzido uma grande migração de franceses, que foram, em
grande medida, alojados no território da Córsega, com a 
crião de graves problemas de integração . 

Pouco antes, tinha acabado a guerra que os franceses ti-
nham imposto aos povos da Indochina, que se viria a sal-
dar por uma derrota total, e a retirada do exército francês .

Foi nesse vazio, que surgiram os USA, utilizando uma
argumentação falaciosa e de cordel, e que viriam a ocu-
par aqueles territórios indefinidamente .

(Continua )