domingo, 24 de maio de 2015

O GUARDADOR DE CABRAS .

Quando vim viver para o bairro onde agora resido,
tudo em redor era uma imensa quinta, que foi reta-
lhada em bairros e arruamentos .

Mas nas suas entranhas continuavam enterrados mil-
hões de sementes, de toda a espécie .

Fazendo apelo ao meu passado de camponês, dei co-
migo a proteger instintivamente uma ou outra cabrin
ha vegetal .

A primeira de que me lembro bem, foi uma pequena
haste de oliveira, perdida no meio das ervas bravias .

Um dia, dei pela falta da oliveira ; fui espreitar e vi 
um carcamavno da CML, que eu havia invectivado :

Oliveira, sei lá o que isso é
Tenho instruções : num raio de 2 metros, e acima 
a cabeça, vai tudo à vida .

Vale que, as oliveiras podem persistir na terra, milhares
de anos .

Desbasto essa planta assassina, que dá pelo nome de
borracheira . Tudo destrói  à sua passagem .
Vou cortando aqui e ali, para facilitar a vida a um pin-
heiro manso meu amigo .
Hoje, já está um homenzinho .

Tenho ainda debaixo e olho um carvalho de bolotas,
Uma olaia anã e um grande dragoeiro .

Espalhadas pelos jardins, vivem diversas árvores garrafa 
e muitas outras espécies interessantes .

Não haverá por aqui, uma alma 
que queira começar um jardim 
botânico em Telheiras ?.
.