sábado, 27 de setembro de 2008

Mário Soares



Não é fácil falar de Mário Soares, dada a grandeza da sua personalidade.

Não tenho o intuito de abordar a sua actividade política, que o levou a travar inúmeras batalhas contra os seus adversários, antes e depois do 25 de Abril, em defesa da democracia em Portugal.

Quero sim, falar do Homem, das suas qualidades.

Gostaria de salientar algumas das suas características pessoais que lhe moldaram a personalidade e o carácter: a coragem física e moral, a grandeza ética, a frontalidade, a lealdade, a integridade, a liderança, a clarividência, a capacidade de trabalho, a inteligência, entre muitas outras qualidades.

Sempre se disse socialista, laico e republicano e desses atributos forjou a sua marca de água.

Foram sempre estes os princípios orientadores de uma acção multifacetada irrepreensível, que não conhecia inimigos, mas que era intransigente para com os seus adversários.

Tinha e tem, felizmente, muitos amigos, de todos os quadrantes, de diversas proveniêcias em tantos "fora" nacionais e internacionais onde participou ou onde esteve integrado, desde o Colégio Moderno ou o Partido Socialista, até ao Governo Português e à Internacional Socialista, à União Europeia e à ONU.

Transformou-se num cidadão do mundo e numa das figuras mais importantes do Século XX português.

Foi e continua a ser o ídolo de muitos portugueses, novos e mais velhos, pois sempre se mostrou uma pessoa livre, aberta, fiel aos amigos e camaradas, coerente com os ideais que sempre defendeu.Amigo de colaborar em prol do bem comum e participar na melhoria dascondições sociais do nosso país, sempre deu a cara pelas causas mais nobres, defendendo em quaisquer circunstâncias: a VERDADE e a JUSTIÇA.



Sem comentários: