terça-feira, 9 de setembro de 2008

O Socialismo em Portugal

Partido Socialista Português

O Partido Socialista Português (PSP) foi um movimento político fundado em 1875, na sequência do 1º Congresso Internacional Operário, de Haia.

Pode dizer-se que foi o antepassado longínquo do PS actual.

Tomaram parte na sua fundação, entre outros, José Fontana, Azedo Gneco, Nobre França e Antero de Quental. Embora vivendo nos Açôres por questões de saúde, Antero era uma das figuras mais intervenientes do partido. Foi o autor do 1º Manifesto e um dos principais colaboradores do programa político, o qual, por divergências internas, acabou por nunca ter sido publicado.
O PSP viria a sofrer várias cisões e transformações. Uma das mais importantes daria lugar a uma aliança com o Partido Republicano, a qual não teve grande sucesso.
Várias razões estão na origem das dificuldades ligadas ao crescimento do Partido Socialista Português: a forte popularidade do partido republicano, a grande implantação do anarquismo, e o advento do comunismo, são as principais. Por isso o PSP veio a esboroar-se lentamente, tendo praticamente desaparecido no principio da década de 20.
Os ideais socialistas, cuja figura de proa foi Antero de Quental, só viriam a ressurgir quase meio século depois.

Antero de Quental (1842-1891) foi uma personagem controversa, tendo todavia sido considerado o pai espiritual da chamada Geração de 70. Destacou-se como
poeta, filósofo, ideólogo e político.
Sofreu forte influência de Proudhon, tendo contribuido para a discussão das ideias socialistas e marxistas em Portugal. Em 1873, ajudou a fundar a Associação Fraternidade Operária, tendo sido o representante português na 1ª Internacional Operária. Foi eleito deputado pelo PSP em 1887 e 1890.
O debate em torno daquelas ideias ficou suspenso no tempo, mas ainda hoje Antero de Quental reassume um papel importante, ficando para sempre referenciado como uma grande figura intelectual e moral, que soube aperceber-se, de modo interveniente, com quase um século de antecedência, dos principais problemas sociais e políticos do nosso país.
.

Sem comentários: