Nota
Texto publicado pelo Mário Garcia, no Blog Descrédito. Bobbio era um dos seus autores preferidos.
.
Segunda-feira, Janeiro 12, 2004
Mário
Até Sempre, Norberto Bobbio
Aos 94 anos de idade, faleceu Norberto Bobbio, filósofo de referência da esquerda italiana.
Mário
Até Sempre, Norberto Bobbio
Aos 94 anos de idade, faleceu Norberto Bobbio, filósofo de referência da esquerda italiana.
Só conheci a obra de Norberto Bobbio a meio da década de 90, a propósito do seu livro de referência: «Direita e Esquerda – Razões e Significados de uma Distinção Política».
Todos sabemos que a cena política italiana é muito própria, mas sempre foi um laboratório de ensinamentos para o resto da Europa. No início da década de 90 (claro está, a seguir à queda do muro), muitos foram aqueles que puseram em causa o sentido político da existência de uma separação entre esquerda e a direita.
Alguns neófitos procuraram como resposta um centrismo pragmático com preocupações sociais, como fuga para a frente, que teve como seu expoente máximo a Terceira Via de Tony Blair e Anthony Giddens, e à qual o nosso guterrismo, para o bem e para o mal, acabou por ir beber um pouco.
Em Itália, este debate foi abundantemente realizado no início dos anos 90, tendo tido como resultado todo o aggiornamento da esquerda italiana, que desagua na clara separação de águas que hoje se verifica entre a direita de Berlusconi e a esquerda do Partido da Oliveira (L'Oliva). Norberto Bobbio teve sem dúvida um contributo inestimável em todo este debate que serviu de base à reconstrução da esquerda italiana de hoje.
Pelo conjunto da sua obra, Norberto Bobbio serviu não só o seu País, mas também a «Internacional».
publicada por Mario Garcia @ 8:20 PM 0 Comentários
publicada por Mario Garcia @ 8:20 PM 0 Comentários
.