terça-feira, 21 de outubro de 2008

Até eu votava Obama


Claro que compreendo a importância das eleiçoes americanas, para os USA e para o mundo em geral.Todavia tenho sérias dúvidas sobre o "sistema democrático americano", quer no âmbito doméstico, que consubstancia o chamado "american way of life", em que largos milhões de americanos não têm quaisquer direitos e vivem abaixo do limiar mínimo da pobreza, quer sobretudo na sua vertente externa, a qual se traduz no "complexo militar norte- americano" e se alimenta através do poderio das grandes multinacionais.

Custa-me muito ver que a Europa vem macaqueando cada vez mais o modelo americano, em que os europeus se comportam como os caseiros e a América como dono e senhor das propriedades.
Dito isto, claro que, se eu fosse americano, certamente votaria OBAMA.
Bush e o seu gang bateram no fundo. Depois das guerras injustas e assassinas do Iraque e do Afeganistão, da tragédia do Katrina e da desgraça da crise das bolsas.

Apesar de tudo, resta-me ainda alguma esperança de que OBAMA ajude a remir alguns dos pecados da América, ao mesmo tempo que continue a fazer sobressair algumas das suas grandes virtudes.

1 comentário:

Unknown disse...

Discordamos na parte do Afeganistão (por alguma razão a ONU deu o seu aval) e embora eu não seja tão pessimista em relação aos EUA, no essencial concordamos.