terça-feira, 14 de outubro de 2008

E se já descolou?

Perguntas, David, no teu último post "Porque não descola Obama?". E eu respondo-te: já descolou.


Tu referes uima notícia do DN, que dizes que se baseia no Real Clear Politics (na realidade não se baseia, pelo menos nos números da actualidade). É uma maneira de ver a coisa, principalmente se levarmos em consideração que a generalidade dos média portugueses estão, no mínimo, uma semana atrasados (se bem que no caso que apresentas, que estou a tomar conhecimento pelo teu post, devem estar quase um mês atrasados) não me parece um bom background para defender um argumento.


Em relação as grandes eleitores, temos os seguintes cenários:

Ao nível das sondagens nacionais, que valem o que valem nos EUA, em nenhuma delas (das credíveis) Obama está com menos de 5% de vantagem. A Gallup (provavelmente a empresa mais credível) dá 10% de vantagem.

Nenhum dos estados em competição actualmente é um estado ganho por Kerry/Edwards em 2004.

Todos os Swings States tradicionais estão do lado de Obama, sendo o único que ainda está em (pequena) disputa é o de Ohio.

Todos os Battlegrounds States existentes neste momento eram desde há muito Safe Republicans (Colorado, Missouri, Indiana, Carolina do Norte, Virgínia, West Virgínia, Dakota do Norte), alguns desde LBJ, em 1964.

Claro que, como se diz em bom português, até ao lavar do cesto é vindíma, mas ou acontece uma surpresa enorme (grande já não chega) ou Obama tem a vitória garantida.

Paul Begala dizia semanas que não acreditava que a um mês das eleições estivéssemos a discutir o Indiana. O que dirá ele neste momento

(Estes dados são de 14-Out-2008, por volta das 17h)

P.S. - Também publicado no Loja de Ideias

6 comentários:

Elisiário Figueiredo disse...

Rui
Nas eleições de 2000 o candidato Democrata Algore, precisamente a 1 mês das eleições, estava á frente nas sondagens com cerca de 8%, olha no que deu.

O efeito racista ainda, infelizmente, vai ser preponderante na escolha de alguns americanos.

David Santos disse...

Caro Rui,

A notícia do DN tinha dados actuais (na altura em que foi publicado) confirmado no RealClearPolitics. Acontece que a passagem da Florida (retirada hoje) e do Colorado alterou bastante o panorama.

Quanto à Gallup, atenção à diferença entre abordagem tradicional (6%) e abordagem expandida (10%).
http://www.gallup.com/poll/111151/Gallup-Daily-Race-Steady-Obama-Leading.aspx

No que diz respeito à pergunta por mim formulada não adiantas muito. Se vires com atenção o que eu questiono é que Obama recupera cerca de 15 pontos em grande parte dos estados tradicionalmente republicanos e inclusivamente perde nalguns tradicionalmente democratas, relativamente a eleições anteriores.

Unknown disse...

Aqui vai a resposta, David:

http://ovalordasideias.blogspot.com/2008/10/obama-5-fl-10-va-4-co-cnn-time-5-fl-13.html

Podes procurar neste post pelo estado de Massachussets. Se achas que 28 pontos é too close to call...

Unknown disse...

Elisário,

Acho que se há uma coisa em que estamos de acordo é que Al Gore venceu as eleições. Além de que a um mês da votação ele estava com menos vantagem, embora ainda à frente. A questão é que Al Gore estava a perder gradualmente a sua vantagem após o periodo das convenções, algo que agora não se passa.

Ando há um ano a dizer que Obama vai ganhar as eleições, embora pessoalmente preferisse Hillary. Ninguém me dava ouvidos, e ouvi todas as desculpas. A do Afro-Americano devo dizer que era a mais recorrente.

Outro aspecto a sublinhar é o elevado número de novos eleitores, esmagador para o lado democrata. Além de que já estados, como o do Ohio, a votar. Já viram as exit polls desses estados? A vantagem de eleitores que dizem ter votado Obama é esmagadora...

Elisiário Figueiredo disse...

Rui

O meu medo é que o aspecto racial condicione a votação em Obama.

A sociedade americana é, na sua essencia, racista, e pode acontecer que hoje a intenção seja votar em Obama mas à boca da urna existir uma mudança de voto.

Embora ao contrário,aconteceu aqui nas eleições de 1985, ninguém votou em Cavaco, mas ele ganhou.

Unknown disse...

Elisário,

O pessoal das sondagens tem referido isso, mas acham que esses números possam ser contrabalançados pela subavaliação da faixa etária 18-35 anos. É que cerca de 17% destes só têm telemóvel, logo não são apanhados pelos pollsters. E é nesta faixa etária que Obama esmaga (já havia esmagado Hillary Clinton)