sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A GINCANA POLÍTICA .

Eu não sei nada,
não disse nada,

mas sou contra .

Eu não fiz nada,
mas estou inocente .

Na minha vida, assisti a centenas(milhares) de reuniões)
a maior parte delas, apenas para discutir o sexo dos anjos,
e às vezes, nem isso .

Pertenci a imensas comissões, para abordar toda a espé-
cie de temas e assuntos, alguns com episódios picarescos
ou idiotas .

Uma dessas comissões abordava o acompanhamento da 
construção da Central Térmica do Pêgo, uma obra que
prometia alterar qualitativamente as perspectivas ener-
géticas de Portugal .

Depois, viria a transformar-se no 
maior elefante branco vivo do nosso 
país .

O empreendimento construído de raíz, cumprindo to-
das as regras ambientais impostas da altura, e muitas 
mais, com caminho de ferro próprio, um gigantesca esta-
ção de tomada de águas, chaminés à maneira, que preten-
dia transportar vagões  

hermeticamente fechados

o que era um tremendo disparate, e que, a ser realizado, 
constituiria um enorme e perigo, quer para as instalações,
quer para a cidade de Abrantes, e para os seus habitan-
tes .

Tinha então havido eleições autárquicas, e mudado a côr
política da Câmara .

Na primeira reunião que teve lugar a seguir, o novel pre-
sidente começou por fazer uma declaração de princípio :

"Eu até estou dentro dos detalhes dos 
  problemas da Central, mas desde já, 
  quero afirmar que estou de acordo
  com todas as opiniões do meu anteces-
  sor na Edilidade ."

Daí resultou que, após três anos de discussões, para impôr 
uma solução impossível, tivesse sido a própria EDP a decidir,
sem obter a devida autorização, a encomenda dos vagões in-
dispensáveis.

Hoje em dia, e já há muitos anos, a Central é completamente
obsoleta, trabalha para aquecer e cobrar milhóese milhões ao 
erário público .

Nem sequer foi possível fazer as devidas correcções no rio, pa-
ra manter, durante todo o ano, o caudal ecológico mínimo,
de que dependia o normal funcionamento do sistema de arre-
fecimento da central .

Gente idiota ...
.