segunda-feira, 4 de abril de 2016

AS MINHAS AGUARELAS - 7 .

Ao longo da minha vida, várias vezes tentei dedicar-me
à pintura com aguarelas .
Acabava sempre por desistir .
Trata-se de uma técnica que, quando bem aplicada, produz
efeitos muito gratificantes .
Acontece que é necessário ter uma acção continuada, persis-
tente, e exige uma enorme paciência .   

O meu carácter de desenhador compulsivo, exige ainda saber
esperar, sem o que se pode facilmente estragar o trabalho .

Uma das vezes que tentei, foi nas aulas de desenho do Min. da
Economia, dadas pela Professora Bárbara, de resto  uma exce-
lente aguarelista .
Mas ela ensinava-me a pintar, pintando ela .
Não surtiu efeito .

Rapidamente desisti .

De outra vez, decorria a 2ª. Guerra do Iraque, esse imenso em-
buste, e eu, todos os dias, antes de ir trabalhar, fazia 1 ou 2 bo-
necos, como se de um correspondente de guerra se tratasse .
Ao longo de mais de 100 dias, fui seguindo o evoluir dos acon-
tecimentos, à medida que ia aperfeiçoando a maneira de pintar,
conseguindo mesmo atingir a técnica da aguarela .

Estive quase lá .

Depois, virei-me para as chamadas técnicas mistas, e em espe-
cial, para as colagens .

Foi então que "inventei"uma fórmula nova de técnica mista,
Colando pedaços de papéis coloridos, deixando pequenas zonas 
em branco, para simular a luz e o efeito de transparência .

Estive outra vez, quase lá .

Mas eu vou tentar mais uma vez,
e sei que vou atingir o meu objectivo :

PINTAR AGUARELAS .
.