sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

As aguarelas (2) .

O primeiro desenho de que tenho memória, é uma pequena paisagem 
campestre, pintada numa pequena caixa de chocolates que me deram
pelo Natal .
Curioso que aparece nele um pequeno ribeiro, pois eu nunca tinha vis-
to o mar . Só mais tarde, quando visitei Lisboa pela primeira vez, avis-
tei o Rio Tejo, que para mim, era já o mar imenso, de que ouvia falar
nos livros de história  .

Tinham-me dado uma pequena paleta de plástico, com algumas cores,
pareciam pedrinhas de cores, que eu esfregava com um pincelito muito 
rasca .
Mas foi um momento muito importante para mim, quando comecei a es-
fregar com ele e produzir as primeiras cores .

Na minha terra, provavelmente nem sequer tinha oportunidade de com-
prar uma caixa metálica, com muitas cores, e de melhor qualidade .

Mas foi assim que comecei .

Foi um outro pintor, importante na minha vida, 

Tavares Correia,

um pintor de Seia, que me deu a ver as belas paisagens de neve, que
mostrando inúmeras vistas da Serra da Estrela, e espalhadas, um pou-
co por toda a parte, nos cafés e nos edifícios públicos da minha terra .
Existe hoje um museu com o seu nome, que preserva a sua obra e a sua
memória .
.