terça-feira, 21 de março de 2017

Ao passar do tempo .


É engraçado como vou seguindo a curva da vida, sempre a baixar, 
até um dia bater no fundo .
É com a crise do nosso país, há anos que as coisas vão sempre cor-
rendo cada vez pior, e digo para comigo, desta  vez é que caímos no 
precipício .

Agora parece que tudo irá melhorar. É o meu Eu optimista, de tão
pouca valia, a esboçar um tímido esbracejar, como as aves deixando
o ninho pela primeira vez, para tentar os primeiros voos .

Mas o caminho que temos percorrido, desde há 3 ou 4 anos, é como 
se viajássemos numa gigantesca montanha russa, subindo e descendo 
a uma velocidade estonteante, subindo a passo e logo mergulhando no 
abismo profundo, deixando os portugueses inebriados e zonzos . 

É como eu me sinto, ou parece que me sinto .

Começo a passar ao lado das coisas boas da vida .
Começo a deixar cair os anéis, ficando apenas com os dedos nús .

Vou prescindindo de tantas e tantas vantagens que a vida me foi len-
tamente oferecendo, sem o tónus necessário para levar a vida adiante .

Estou entrando definitivamente na curva da estrada, cada vez mais 
apertada, arriscando-me a derrapar a qualquer momento .

Como nas viagens de Metro, o combóio trava sempre antes das curvas,
para melhor avistarr o caminho, e acelera um pouco, quando percorre
um pedaço de linha recta .

Quando falo de instante e eternidade, só posso usar uma linguagem poé-
tica, onde o tempo deixa de interessar, e só conseguem emergir os senti-
mentos de fruição ou de ausência . 

O tempo, essa realidade tão subjectiva, pouco interessa, como nos ensi-
nou Einstein .

Quando estamos a dormir, não há tempo .
Quando estamos em sofrimento, o tempo é infinito .

Não se podem fazer contas, nem médias, nem somas, nem adições .

Todo o tempo é relativo .
.