segunda-feira, 26 de junho de 2017

AS MARAVILHAS DA NATUREZA .

Quando era miúdo, fui fazendo a colecção das Maravilhas
da Natureza, que ainda hoje guardo numa caixinha, que fui
transportando de casa em casa, como se fosse uma relíquia .

Algumas dessas maravilhas vim a conhecê-las na realidade,
ao longo da minha vida .
Outra permanecem na minha memória, dentro da caixinha .

Havia algumas delas que, para agradar aos editores portugue-
ses, diziam respeito a Portugal, a Cabeça da Velha, a Lagoa 
das Sete Cidades e os Cântaros da Serra da Estrela .

Mas havia muitas outra verdadeiras maravilhas que me dei-
xavam de boca aberta ( On y soit qui mal y pense ), que me
impressionava poderem ter existido na realidade .

Ora aí está( estão) uma delas :

As Grutas de Aracena,

na Província Espanhola de Huelva , de descoberta ainda re-
cente .

A parte das grutas que está à mostra, numa extensão de mais 
de dois quilómetros, está disposta numa série de salas e lagos.
formados há dezenas ou centenas de milhões de anos, numa
sucessão espantosa de estalaguetites e eslalaguemites, com as 
formas e os tamanhos mais incríveis, mas todas de uma beleza
impressionante,
de que posso destacar a imensa catedral e a sala do corpo hu-
mano .

Nesta última o guia avisou. que não era necessário qualquer 
comentário a fazer, e que deixassem à solta,  a sua imaginação
de cada um.

Assim fiz ...

.