sábado, 17 de dezembro de 2016

O DOM DA UBIQUIDADE .

Vai lá dentro, ver se eu estou aqui .

Houve  várias situações na vida em já que estive a repre-
sentar mais do que um papel na minha história .
Como se estivesse com um pé dentro e outro fora .
Se estivesse cá e lá, ao mesmo tempo .
Ou a viver a realidade e o sonho ao mesmo tempo .
Ou na Terra e na Lua .

Sou do signo Gémeos, mesmo no centro 
da quadratura,13 de Junho, dia de Santo 
António, o santo casamenteiro .
Talvez isso ajude a explicar a minha am-
bivalência .

Durante os meus estudos,
consegui tirar dois cursos ao mesmo tempo .

Andava a tirar o curso liceal, durante o dia, e de noite estu-
dava para Debuxador, curso industrial dedicado aos têxteis,
na escola da noite .
No último ano desse curso, ainda tinha uns bocados para 
realizar o estágio desse curso .

Perguntar-me-hão o que fazia durante 
o resto do tempo ...

Mais tarde, enquanto cumpria o Serviço Militar, depois de
terminar a recruta e as duas especialidades, arranjei duas
ocupações em part-time, como analista têxtil e  outra, escre-
vendo artigos sobre têxteis, numa revista da especialidade .

Foi por ter sido censurado por razões de ordem técnica 
(1972), que acabei por ser chamado a ocupar-me de assuntos
na área da poluição das refinarias, na Direcção Geral dos Com-
bustíveis ( mais tarte, D.G. da ENERGIA ) .

Rapidamente retomei a minha dualidade, 
pois fui nomeado Chefe de Divisão de 
Energia/Ambiente .

O destino veio bater-me à porta, pois mais uma vez, navegava
entre duas realidades diferentes e opostas, defendia o ambiente,
contra a energia, e a energia, contra o ambiente , quer a nível
nacional, quer no teatro internacional .

Vivi sempre no compromisso e na borrasca,
quantas vezes defendendo o indefensável,
contra tudo e contra todos .

Pedi algumas batalhas, mas orgulho-me de ter ganho a maioria
delas .

Como devem perceber, não deve ter sido nada fácil a minha vida .

Mas foi uma vida saborosa 
e cheia de aventuras .
.