sábado, 24 de dezembro de 2016

Un truc comme ça .

A primeira vez que fiz um estágio em França, 
tive a oportunidade de visitar visitar uma boa parte
do País e contactar com inúmeros organismos ofi-
ciais e algumas fábricas importantes .

Desde os meus tempos de liceu que me habituei a 
aprender falar e escrever bem a língua de Voltaire .
Não tinha dificuldades de maior em manter uma con-
versação fácil com os meus interlocutores franceses .

Havia é claro alguns pontos que eu não dominava,
os palavrões, o calão e as frases idiomáticas .

Levei tempo a perceber o que é que eles queriam
dizer com o 

Un truc comme ça 

Servia para tudo, aplicava-se a tudo, confesso que
por vezes ficava um pouco baralhado, e tinha que 
pedir ajuda para perceber o significado daquela 
frase . 

Mal eu sabia ...,

-uma premonição com tanto tempo de avanço-,

que tinha descoberto o verdadeiro sentido do con-
ceito da

Geringonça .

Elementar, meu caro Holmes ...
.