sábado, 21 de maio de 2016

A importância de se chamar papel .

Não, não é desse papel que vos quero falar .
Desse, tenho já pouco, e cada vez menos .
Nem sequer conheço a maioria das notas em circulação .

Não é daquele com que, noutros tempos, se compravam 
os melões e outras miudezas .

Hoje em dia também já há pouco desse papel .

É o tempo do papel plástico, que também vai rareando e 
com risco de extinção .

Falo do papel com que se escondem as nossas necessida-
des orgânicas e também daquele com que escreve à mão
( com acordo ou sem acordo ortográfico ) .

O chamado papel celulose .

Tenho toneladas dele lá em casa,
que fui juntando pacientemente, ao longo de décadas,
guardado não sei à espera de quê ? .
Provavelmente irá para o caixote do lixo, em suaves pres-
tações .

Já me resta pouco para deixar uma pequena pégada ecoló-
gica, para os vindouros .
Mas para quem ?  Para quê ?.

Vem esta lenga lenga a propósito de um programa de tele-
visão (RTV ou RTP Informação, se não estou em erro),
onde se tratava das negociatas, sobre atribuição de casas a
altos funcionários do Cofre de Previdência da Segurança 
Social, seleccionadas e entregues em simultâneo,  aos ditos
dirigentes dessa instituição .

Ou tal assunto não tem impor-
tância política ou jornalística ?.

Não será esse tal papel celulose,
aquele que poderá, eventualmente, servir de prova, para de-
nunciar alegados favores e tráficos de influência ?.

Ou estarei a sonhar com ladrões ?.
.