sábado, 1 de abril de 2017

O CERCO .

A doença silenciosa .

O cerco vai-se apertando à minha volta .
Vai-se insinuando lenta mas progressivamente, apanha os
pacientes sorrateiramente, insinua-se como se de nada se
tratasse .
Aos primeiros sinais, a princípio a gente faz de conta que 
só apanha os outros, como se isso não fosse nada com a 
gente . 
Julgamos que as coisas são fáceis de controlar .

Custa admitir uma verdade, mesmo que ela se meta pelos ol-
hos dentro . O maior cego é aquele que não quer ver .
Pelo caminho vamos lidando com meias palavras, falsas pro-
messas, paninhos quentes, uma miríade de argumentos que nos
vão alertando . Pomos água na fervura . Navegamos em águas 
turvas . 
Encaramos a doença com alguma altivez .

Vem isto a propósito da minha luta contra 
 os Diabetes,

uma luta complicada, sem inimigo à vista, e travada à traição .

Já há bastante tempo me diziam que era pré diabético, como se 
isso não fosse já uma declaração de guerra, o início de uma ba-
talha lenta, mas inexorável . Diziam-me para ter cuidado, para
seguir as regras, evitar o açúcar, a obesidade, fazer muito exer-
cício, beber muitos líquidos, mas eu começava um regime alimen-
tar,  aos poucos, ia baixando as defesas, e logo voltava quase ao 
de partida . Acabava muitas vezes por pisar os limites .

E depois voltava sempre ao princípio, ou quase sempre mais atrás .

É aí que tem que prevalecer a disciplina 
e a força de vontade .

E depois aparecem os falsos profetas, dando conselhos de truques 
de novas dietas, quantas vezes ao arrepio do caminho adequado .

Tantas vezes que me davam receitas, mèzinhas salvadoras, chás 
milagrosos ou um novo exercício físico .

E eu, na fé dos ignorantes, andava sempre a experimentar novos
esquemas, mas continuava a viver confuso e baralhado .

Até que resolvi encarar a doença mais a peito, 
e assumir, de uma vez por todas,

que sou diabético,

disposto a arcar com todas as responsabilidades que tal facto 
implica .

Para aviso a todos os diabéticos .